Logo google
Voltar

Um guia rápido do Google Meu Negócio para pequenas empresas

Ontem, uma das minhas amigas estava querendo comer em uma sorveteria que ela sempre ia quando era criança. Ela sabia onde era, mas não conseguia encontrar no Google Maps porque a sorveteria não estava cadastrada no Google Meu Negócio.

A primeira coisa que ela pensou quando não conseguiu encontrar a sorveteria foi "Eles ainda estão funcionando?".

Isso pode acontecer facilmente com você e sua empresa.

Com uma ficha do Google Meu Negócio, sua empresa pode aparecer nessas pesquisas locais, levando as pessoas diretamente a você. As pessoas usam o Google Maps para tudo - para pesquisar antes de visitar algum lugar, como uma forma de encontrar um serviço específico mais próximo a elas ou até mesmo em trânsito. Certifique-se de aproveitar ao máximo isso.

Se você possui uma empresa local e não se cadastrou no Google Meu Negócio, provavelmente mvocê está perdendo oportunidades.

google maps

O que é Google Meu Negócio?

Resumindo, o Google Meu Negócio é uma ferramenta indispensável para pequenas e médias empresas. As listagens são diferentes das listagens orgânicas do Google porque são influenciadas pela localização do usuário. As classificações locais são, portanto, priorizadas e classificadas no topo, oferecendo uma oportunidade vital para as pequenas empresas. Se você não estiver no Google Meu Negócio e as pessoas estiverem procurando uma empresa como a sua localmente, você simplesmente não aparecerá. A quantidade de negócios que você pode perder é impressionante.

E aqui estão os principais recursos fornecidos pelo Google Meu Negócio:

  • Receber e responder a comentários
  • Publique e obtenha fotos de clientes
  • Postar notícias
  • Crie um site grátis
  • Insights

Por que o Google Meu Negócio é importante?

Sem ele, sua localização não aparecerá nas listagens do Google Maps, especialmente para as principais consultas locais quando as pessoas pesquisam no Google a partir de seus celulares.

  • Você tem controle total sobre o que as pessoas veem quando procuram sua empresa
  • Aumente o desempenho de SEO e a pesquisa orgânica
  • As atualizações refletem a Pesquisa e o Maps automaticamente, como horário comercial ou fotos
  • Compartilhe fotos para impulsionar sua oferta e aumentar as conversões
  • Postar notícias ou ofertas que as pessoas irão pesquisar no Painel de informações
  • Obtenha análises sobre como os clientes descobriram sua empresa e de onde vêm esses clientes.

Resumindo, se você investir recursos suficientes para lidar com análises on-line, gerenciar fotos, postar atualizações regularmente, seu Google Meu Negócio pode se transformar em um novo canal de aquisição para sua empresa. E isso terá um efeito e tanto na Pesquisa Google quanto no Google Maps.

Quando se trata de local, o Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita notável para marketing digital.

Apenas pense nisso.

O Google é muito diferente em comparação com as redes sociais e permite métricas e ideias exclusivas para os profissionais de marketing.

A pesquisa é orientada pela intenção, o que na verdade significa que o usuário tem vontade e interesse em realizar uma ação. E em alguns casos, como a pesquisa local, eles querem fazer essa ação AGORA.

É por isso que o conceito orientado à intenção permite que uma empresa que pode corresponder à descoberta do consumidor naquele momento, possa ganhar muito no aumento de conversões.

E se você já tem contas e gerencia o Linkedin, página de negócios do Facebook, perfis do Instagram ou qualquer outro site de avaliação, você deve fazer o mesmo e começar a gerenciar seu Google Meu Negócio.

Quais são as principais ferramentas do Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é uma plataforma rica em recursos e, como a maioria dos outros produtos do Google, também recebe novas atualizações e recursos regularmente.

Aqui estão alguns de seus recursos de destaque:

Receba e responda aos comentários: depois que sua empresa estiver listada no Google Meu Negócio, os clientes (com uma conta do Google) podem comentar e avaliar sua empresa diretamente na página de resultados de pesquisa. Ele também permite que você responda a esses comentários publicamente. O mesmo aparecerá na sua lista do Google Maps também.

Dica: caso as pessoas estejam enviando spam ou postando comentários inadequados, você pode sempre solicitar a remoção.

Poste e responda às perguntas mais frequentes: o GMN permite que pessoas curiosas sobre sua empresa postem perguntas no Painel de conhecimento. Elas podem ser respondidas por qualquer pessoa que conheça sua empresa. Ele aparecerá em "Perguntas e respostas".

Além disso, há outra lista de perguntas automatizadas para as pessoas responderem, como "Há uma entrada acessível para cadeiras de rodas aqui?", "Este lugar é fácil de notar de um veículo com tráfego normal" e muito mais. Elas podem ser respondidas clicando em ‘Responder perguntas rápidas’.

Fornece informações adicionais: o GMN ajuda os clientes a planejar sua visita exibindo informações como horários de pico, duração média da visita e estimativas de tempo de espera nas páginas de resultados de pesquisa. O Google usa dados agregados e anônimos de usuários que optaram pelo Histórico de Localização para gerar essas informações.

Crie um site gratuito sozinho: ele também permite que você crie um site otimizado para celular gratuito para representar sua empresa. Ele configura tudo automaticamente usando as informações e fotos da sua listagem. O site será atualizado automaticamente sempre que você alterar as informações da sua empresa ou postar novas fotos. Você também pode fazer alterações no conteúdo manualmente, se necessário.

Como criar uma conta do Google Meu Negócio?

A configuração da conta do Google Meu Negócio é GRATUITA. A listagem do GMN não é um substituto para o seu site, portanto, sim, você deve continuar mantendo e promovendo o seu site.

Para começar, primeiro faça uma pesquisa e tente encontrar a sua empresa nos resultados da pesquisa local do Google usando o Google Maps ou simplesmente digitando o nome da sua empresa na versão desktop da pesquisa do Google e verifique se há informações detalhadas sobre a sua empresa no o lado direito como um trecho.

Se você já tem a listagem, mas não foi reivindicada ou verificada, siga as etapas abaixo listadas neste texto.

Se ainda não tiver uma, você pode criar sua ficha do Google Meu Negócio gratuitamente agora mesmo.

O processo de criação de contas é simples e dirigido a qualquer empresa, não apenas local.

site do google meu negócio

Certifique-se de digitar o endereço comercial correto no formulário ou use o marcador para localizá-lo no Google Maps fornecido no processo de cadastro.

Para que suas informações sejam listadas, o Google exige a verificação de sua empresa. Então, depois de criar sua conta, você precisará verificá-la.

Como verificar sua empresa no Google Meu Negócio?

Para fazer isso, siga as etapas abaixo:

  • Insira o nome da pessoa para a qual o cartão postal de verificação deve ser enviado
  • Especifique o endereço correto para onde o cartão deve ser enviado
  • Clique em Enviar cartão postal.
  • Após algumas semanas, você receberá o cartão-postal com um número de verificação
  • Faça login em sua conta do Google Meu Negócio e clique em "Verificar agora" na barra vermelha superior

Em seguida, siga as instruções em que você precisará inserir o código de verificação do seu cartão postal.

De acordo com suas diretrizes, pode demorar algumas semanas para que suas informações apareçam no Google.

Clique aqui para todos os detalhes sobre o fluxo de verificação.

Como obter avaliações do Google Meu Negócio?

As avaliações são um dos maiores indicadores para o Google classificar sua localização em suas listagens locais.

Com comentários positivos postados por seus clientes, você pode diferenciar facilmente de seus concorrentes na pesquisa local do Google e também clientes em potencial podem obter uma visão real sobre a qualidade de suas ofertas.

Então, basicamente, quando as pessoas pesquisam por palavras-chave em seu setor, especialmente no Google Maps, o Google definitivamente leva em consideração a classificação com base em sua classificação média e no número de comentários.

Semelhante a outros sites de avaliação, uma das melhores práticas para começar a receber avaliações do Google é permitir que seus clientes saibam que eles podem fazer isso.

Compartilhar um link simples para seu formulário de avaliações do Google pode inicialmente dar a você as primeiras avaliações no Google.

Siga este tutorial detalhado sobre como criar um link para enviar comentários do Google.

Para começar a coletar avaliações do Google, você pode realizar estas ações simples:

  • Envie e-mails com o formulário de envio de avaliação para seus clientes
  • Compartilhe este link com outros perfis nas redes sociais
  • Crie um botão “Deixe um comentário” em seu site
  • Imprima um QR Code com o link em seus menus ou folhetos
  • Crie uma campanha para incentivar os clientes a deixar comentários

Próximos passos

Depois de colocar o Google Meu Negócio em funcionamento, você deve se concentrar em atualizar continuamente as informações postando fotos ou apenas postando notícias com links para seu site.

Ao fazer isso, você está aumentando a possibilidade de ser facilmente descoberto na pesquisa local, o que levará a um aumento nas conversões devido à natureza orientada pela intenção da pesquisa.

Seja o primeiro a saber!

Quer receber nossos posts? Deixe seu email abaixo e fique por dentro de tudo!

Pronto para começar? Vamos fazer uma cotação!

Na Luna, simplificamos o processo de compra do seguro para carros e motos para que você tenha a cobertura que precisa, de forma rápida e fácil!