App do ifood
Voltar

Como cadastrar seu restaurante no iFood - Tudo que você deve considerar

Então você deseja entregar usando o iFood?

Depois que seu restaurante for registrado no iFood, você poderá fazer com que sua comida seja entregue aos seus clientes rapidamente.

Neste blog, vamos cobrir os seguintes itens em detalhes:

  1. Passos para registrar seu restaurante no iFood
  2. Razões por trás do crescimento do iFood
  3. Vantagens de se registrar no iFood
  4. Desvantagens de se registrar no iFood
  5. Alternativas para o iFood

Então, vamos lá!

Como se registrar no iFood?

O registro para restaurantes não é nada complicado.

O iFood tem um formulário para todos aqueles que desejam se registrar no iFood como restaurante, mercado ou parceiro de entrega.

Para realizar o cadastro, acesse o site de iFood para Restaurantes e clique em “Começar o cadastro”, no botão vermelho na parte superior da página. 

Site do ifood

Após esse primeiro passo, abrirá um nova formulário para você preencher todas as informações sobre o negócio e enviar para análise.

Dessa forma, após preencher as informações, a equipe do iFood irá entrar em contato com você para fechar a contratação.

Por que você deve registrar seu restaurante no iFood?

1. É uma empresa em crescimento

De acordo com o Estadão. A startup brasileira de entrega de refeições iFood registrou 44,6 milhões de pedidos em agosto de 2020, um crescimento de cerca de 45% em relação às transações feitas em março, que foram 30,6 milhões. Os dados, também mostram um aumento no número de restaurantes parceiros durante a quarentena: a base de 160 mil cadastrados na plataforma cresceu para 236 mil em agosto.

2. E uma marca confiável

iFood é uma marca bem estabelecida em todo o Brasil. Milhares de pessoas estão associadas a esta marca por meio de todo o ecossistema que o iFood criou. Portanto, vender no iFood para clientes já existentes é relativamente mais fácil, pois o processo inicial de ganhar a confiança de um cliente já foi feito. E uma vez feito isso, é mais fácil vender para esses clientes.

3. Isso vai ajudá-lo a aumentar os clientes

Não é fácil construir um nome na indústria de restaurantes. Existem muitos restaurantes por aí e boa parte deles já está lá há muito tempo, fez seu nome e desenvolveu uma base de clientes fiéis.

Para um novo restaurante entrar, fazer um nome e sobreviver não é fácil. Por volta de 6 a cada 10 restaurantes desaparecem no primeiro ano de operação. A falta de público e de marca, o fracasso em vender bem são alguns dos fatores que contribuem para isso. É aqui que entra o iFood.

O aplicativo de entrega iFood vai ajudar seus restaurantes a atingir um público mais amplo. Você pode fazer sua marca chegar a mais pessoas por meio das estratégias de marketing e promoção adotadas pelo iFood. Desta forma, o seu restaurante poderá atingir um novo público. Suas estratégias de marketing são direcionadas a todos os campos principais, como site, mídia social, aplicativos móveis, anúncios do Google e do YouTube, comerciais de TV e muito mais. Tudo isso terá o custo de uma taxa de comissão para cada um de seus pedidos concluídos (via iFood).

4. Chega de problemas de entrega de comida

Gerenciar pedidos de entrega às vezes pode ser cansativo para os restaurantes, um pesadelo mesmo durante os horários de pico. Ao fazer parceria com o iFood, você não precisa se preocupar em entregar comida aos seus clientes. Conforme mencionado anteriormente, apenas informe se você tem uma equipe que entrega comida ou não, e eles cuidarão do resto. Eles prometem entrega rápida. Os clientes podem rastrear facilmente a comida quando ela estiver fora das portas do restaurante.

5. Revise e execute melhor

A maioria dos clientes lê as avaliações de um restaurante antes de fazer um pedido nele. Portanto, sim, as avaliações são importantes, especialmente as positivas. As pessoas gostam do serviço do seu restaurante? Eles estão falando sobre seu prato favorito em seu restaurante? O iFood ajuda você a ver o que as pessoas estão dizendo sobre sua marca. Eles têm ferramentas como feedback do cliente, avaliações de pratos e outros dados, que irão ajudá-lo a melhorar e improvisar o desempenho do seu restaurante. O aplicativo também ajuda os clientes com recomendações de restaurantes com base em seu prato favorito.

6. Atualizações fáceis do menu

O verão pede alguns smoothies de frutas da estação ou o Natal é sempre melhor com alguns biscoitos e cupcakes personalizados. Você pode facilmente atualizar seu menu e o preço diretamente na plataforma do iFood. Seus clientes ficarão sabendo de quaisquer novas categorias ou acréscimos ao menu do seu restaurante.

Quais são as desvantagens de se cadastrar no iFood?

Cientificamente falando, para cada ponto positivo existe um negativo. Embora haja inúmeros benefícios da parceria com o iFood, existem algumas lacunas que não podem ser totalmente ignoradas.

1. Pagar uma comissão e uma mensalidade

Você terá que pagar uma taxa por cada pedido que um cliente fizer em seu restaurante. A taxa de serviço é adicionada ao subtotal de cada pedido. Dada a taxa de crescimento excedente, os aplicativos de alimentos online tendem a aumentar suas taxas de comissão depois de um tempo. Pagar altas taxas de comissão pode ser um pouco assustador quando se trata de gerenciar a receita do seu restaurante.

2. Mais competição

Este campo de batalha tem muitos jogadores habilidosos. Existem muitos restaurantes cadastrados no iFood, aumentando assim sua concorrência. E com tantas opções, os clientes tendem a fazer seus julgamentos com base em avaliações de preços e classificações. Pode ser complicado fazer com que sua marca seja reconhecida em um espaço tão amplo. Você terá que quebrar o código e trabalhar duro para criar uma identidade única. Muitos restaurantes perdem clientes quando isso não acontece.

3. Investimento complicado

Existem muitos outros aplicativos de comida terceirizados bem famosos no mercado hoje. As chances de obter bons retornos, no longo prazo, podem não estar a seu favor. Altas taxas de comissão e baixo lucro em todos os pedidos também podem ser prejudiciais para o seu restaurante.

Dito isso, a popularidade de uma plataforma de entrega de comida online como o iFood é imbatível. É mais provável que os clientes façam pedidos de seu restaurante por meio do iFood do que de outra forma. Ninguém, nos dias atuais, quer ir a um restaurante e comer quando pode fazer um pedido direto no conforto do seu lar.

Superando as desvantagens

Pintamos um quadro bastante justo diante de você, listando todos os prós e contras de associar sua marca ao iFood.

Ainda não conseguiu chegar a uma conclusão?

Vejamos como você pode superar as deficiências mencionadas na seção acima.

  1. Em vez de ter que se registrar no iFood, você mesmo pode construir a presença do seu restaurante online. Ter um sistema de pedido de comida online pode ajudar imensamente a sua marca a crescer. Os pedidos serão recebidos em uma única plataforma e, em seguida, serão automaticamente inseridos no sistema de Ponto de Venda do seu restaurante e facilmente gerenciados depois disso.
  2. Anunciar pelo Instagram e vender pelo WhatsApp, você pode colocar um link na bio da sua página que leve diretamente ao WhatsApp do seu negócio, assim seu cliente pode fazer o pedido sem nenhum intermediário.
  3. Agora que você tem seu próprio espaço online, pode anunciar e comercializar sua marca da forma que desejar. Sem espaço limitado para novas ideias. Você pode ser tão exclusivo e criativo com isso agora que não está sobrecarregado com um conjunto limitado de diretrizes.
  4. Você não vai mais competir com outros restaurantes na mesma plataforma. Você pode promover o seu restaurante através do seu próprio instagram. Você também reduzirá os custos de comissão para esses aplicativos de alimentos terceirizados.

Seu pedido está completo!

Vimos os princípios básicos de como você pode se registrar no iFood, o que você deve ter em mente ao registrar seu restaurante e todas as outras coisas associadas a ele. Por exemplo, o iFood ajudará você a divulgar sua marca, mas ter um instagram bem elaborado lhe dará espaço para apresentar o conceito de sua marca de maneiras melhores. Ou, embora o registro no iFood possa ajudá-lo a obter tráfego para o seu restaurante, ter sua própria audiência no instagram será mais benéfico.

Associar-se ao iFood tem seus próprios benefícios e desvantagens. Você pode decidir o que é melhor para o seu restaurante somente após ter analisado ambos. Eventualmente, a decisão é sua.

Pronto para pedir um iFood?

Seja o primeiro a saber!

Quer receber nossos posts? Deixe seu email abaixo e fique por dentro de tudo!

Pronto para começar? Vamos fazer uma cotação!

Na Luna, simplificamos o processo de compra do seguro para carros e motos para que você tenha a cobertura que precisa, de forma rápida e fácil!